terça-feira, 30 de março de 2010

Novidades e Fotos..

Aqui seguem mais noticias da nossa jóia mais preciosa, Fomos no dia 22 ao penso com o dr bennaceur e ele disse que era milagre, foram essa mesmas as palavras dele, a evolução foi tanta só no espaço de uma semana que nos deu autorização para voar, finalmente!! Foi tão bom finalmente entramos no avião da TAP e um simples Bom dia!, saber tão bem!!
Fomos hoje retirar alguns dos agrafos, foi um momento muito stressante e muito doloroso para a Maria... já passou a primeira parte agora é só retirar o resto dos agrafos e depois só para o ano é que voltamos a falar em coisas dolorosas para a nossa pequena mas muito corajosa, Maria. O excerto de pele que colocaram nas costas está a cicatrizar bem, à excepção de uma pequena zona que fez queloide, células que continuam a crescer acima do nível da pele, penso que com novas cirurgias isso se possa corrigir. A cicatriz na barriga estava óptima, mas os pontos que seriam absorvíveis a Maria está a rejeitá-los, por isso tiveram que ser retirados, neste momento têm um pouco de sinais inflamatórios, mas quando estiverem cicatrizados esses locais a cicatriz ficará só um risquinho, no futuro claro.

Ainda falta algum tempo para a cicatrização total, só nessa altura é que poderemos comparar o antes e o depois. Mas aqui fica uma foto do antes para relembrar:

Aqui seguem as fotos, mas aviso os mais sensíveis a não visualizar:


3 semanas após cirurgia


Já deu para ficarem com uma ideia, são imagens um pouco impressionáveis, mas a Maria continua a ser a nossa pestinha a correr brincar como se nada fosse, as crianças são realmente seres impressionantes. Abraços a todos vós que nos têm apoiado, nestes momentos difíceis. Até breve!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Novidades de França da 2º cirurgia da Maria

A pedido de várias famílias aqui vão noticias da nossa princesa. Viemos para França antecipadamente para a consulta de anestesia, o que também serviu para descomprimir da viagem e preparar-nos psicologicamente para a primeira grande cirurgia. A Maria entrou no dia 8 e foi operada no dia 9 terça, foram 5 horas angustiantes, mas felizmente fazem parte do passado. Durante o internamento esteve sob altas doses de morfina para as dores e durante 2 dias esteve "KO", depois foram reduzindo e ela foi acordando e voltando a ser a pestinha que nós conhecemos!!. com tanto fio era extremamente complicado mante-la na cama! Na quinta foi novamente ao bloco para fazer o penso sob anestesia, foi como se nada fosse para ela. Além da cirurgia a Maria era acompanhada pela consulta da Dor que só tenho a dizer maravilhas de todas as médicas que por lá passaram, todas muito atenciosas connosco e a afirmar que a nossa princesa é muito corajosa, deixa fazer praticamente tudo... praticamente porque a coisa mais simples, os xaropes ...era uma guerra!! Na sexta retiram-lhe os fios todos e foi um alivio para todos especialmente para a Maria que queria era andar a brincar. Os pensos foram feitos dia sim dia não até segunda onde tivemos a visita do Dr Bennaceur, que disse que estava contente mas que ainda havia muitos pensos pela frente, com alguma insistência lá nos deixou ir para casa da nossa prima... que alivio, já tinha hospital pelos cabelos!! Continuamos a ir fazer pensos ao hospital até novo "rendez vous" na segunda 22, com o Dr Bennaceur a ver vamos se ele nos dá autorização para voar até casa. A evolução dos pensos tem sido boa embora tenha havido acumulação de líquidos no centro e é uma zona que está a demorar mais tempo a pele a aderir, tiveram que fazer pequenos furos na pele para drenar. Inicialmente o médico tinha previsto 5 cirurgias para as costas, dividindo as costas em 5 pequenas faixas, retirava-se pele da barriga e colocava nas costas. Mas com a pele que retiraram da barriga conseguiram fazer mais do que inicialmente previram, que bom! A cicatriz que tem na barriga é semelhante às cesarianas, um pouco maior claro.. e nas costas é mais ou menos 1/3 da zona do nevos. Depois coloco fotos. Bom, para primeiras noticias acho que já dá para terem uma ideia.

Obrigado a todos pela força, e espero que este blog sirva para muitos para dar coragem para o que ainda está para vir, não estão sós!